A distrofia muscular de Duchenne é uma doença neuromuscular que se apresenta mais na infância, com uma incidência de 1 em cada 3.000 nascimentos do sexo masculino. Apresenta início insidioso por volta dos três aos cinco anos de idade, caracterizado por fraqueza muscular progressiva e simétrica, de predomínio proximal.
Nessa patologia, os músculos ficam fracos e atrofiados
O paciente assume, progressivamente um padrão miopático de marcha, com compensações, como hiperlordose lombar, báscula da pelve e alargamento da base de sustentação e principalmente um padrão característico para se levantar (sinal de Gowers) em decorrência da fraqueza da musculatura primal e de membros inferiores.
Sinal de Gowers, presente quando a criança tenta se levantar |
O óbito em geral ocorre na terceira década de vida devido a complicações respiratórias e/ou cardíacas.
Ainda não existe um tratamento definitivo para esta doença, mas há estudos utilizando corticosteroides que são capazes de prolongar o tempo de marcha, função respiratória e cardíaca.
A fisioterapia tem como a atuação principal, manter a qualidade de vida deste paciente, retardando cada vez mais a incapacidade de deambulação, além de prevenir outras comorbidades respiratórias e traumáticas.
A hidroterapia tem sido usada amplamente, já que as propriedades da água auxiliam na diminuição de dores musculares e também promovem uma facilitação dos movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário