31 de março de 2016

ARTROPLASTIA DE JOELHO


É uma cirurgia que tem como objetivos substituir uma articulação "doente" por uma nova articulação (prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.




Normalmente após a cirurgia os pacientes costumam sentir a  melhora da dor, recuperação dos movimentos necessários para sentar, andar, subir e descer escadas, ou seja, as suas AVDs costumam ser mais satisfatórias.



Algumas orientações pré-operatórias podem ser seguidas, como:


- Se o paciente tiver muletas ou andador não esqueça de ensinar a utilização desses instrumentos e explique que eles serão úteis no pós-operatório.
- Alguns exercícios devem ser realizados em casa enquanto aguarda a cirurgia, passe exercícios domiciliares para ele !
- Os exercícios são fundamentais para o sucesso da cirurgia, anime sempre o seu paciente e peça sempre para que ele reserve pelo menos 30 minutos por dia para eles.
- Os músculos da coxa são muito importantes na recuperação do joelho. Prepare sua coxa para a cirurgia fazendo este exercício na cama: faça um pequeno rolo com uma toalha de rosto e coloque embaixo do joelho;



Algumas orientações que podem ser seguidas no pós-operatório: 


- Após a cirurgia, o joelho ficará imobilizado com curativo compressivo volumoso e com dreno.
- Logo no 1º dia o paciente iniciará a fisioterapia fazendo exercícios, auxiliado por um fisioterapeuta.
- Converse com o paciente para que ele seja colaborativo e explique: É mais fácil recuperar o movimento do joelho no início do tratamento!
- Eduque o paciente a não deitar sobre o lado operado. 



Alta hospitalar: 


  • No dia da alta esperamos que o paciente já consiga sentar, andar com auxílio de muletas ou andador e sair do hospital sentado no banco do carona com a perna operada esticada. 








  • Um comentário:

    1. O prognóstico para esse tipo de cirurgia costuma ser bom. É uma técnica praticada em larga escala e geralmente não oferece grandes dificuldades de tratamento. Em casos que apresentem dificuldade de mobilidade do paciente, deficit equilíbrio ou outros, a fisioterapia domiciliar é uma opção confortável

      ResponderExcluir