11 de março de 2016

Sistema Nervoso Autônomo


Neurofisiologia:

As porções centrais do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) estão localizadas no hipotálamo, no tronco cerebral e na medula espinal. Os centros cerebrais superiores, como o córtex límbico e porções do córtex cerebral, podem influenciar a atividade do sistema nervoso autônomo, enviando sinais para o hipotálamo e para áreas cerebrais inferiores.
 O SNA também funciona, com frequência por meio dos reflexos viscerais, ou seja, os sinais sensitivos subconscientes de um órgão visceral pode entrar nos gânglios autônomos do tronco cerebral ou no hipotálamo e, em seguida, retornam respostas reflexas de volta ao órgão visceral para controlar suas atividades. Os sinais autônomos eferentes são transmitidos aos vários órgãos do corpo através de duas importantes subdivisões chamadas de sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático.
As vias simpáticas possuem fibras pré-ganglionares curtas e fibras pós-ganglionares longas, enquanto as vias parassimpáticas possuem fibras pré-ganglionares longas e fibras-pós ganglionares curtas.
                                                                          

Bibliografia: Guyton & Hall – Fundamentos da Fisiologia – 12° edição


Nenhum comentário:

Postar um comentário