Há três tipos de ataxia: sensorial, labiríntica (vestibular) e cerebelar.A ataxia pode ser classificada em dois grupos: as adquiridas, que são aquelas causadas por problemas ao longo da vida como tumor no cerebelo ou AVE. Um outro grupo é das ataxias hereditárias ou espinocerebelares ,nesse caso ocorre alteração genética que leva a morte precoce dos neurônios,porém as manifestações podem começar a surgir no fim da infância,adolescência ou idade adulta. Já foram diagnosticados pelo menos 20 tipos diferentes de alterações genéticas. Para melhor entender o quadro da ataxia cerebelar faz-se necessário compreender o cerebelo, o qual possui duas funções principais: a comparação do movimento em curso com o movimento pretendido, e a correção do movimento quando necessária.
Em vermelho, o cerebelo |
Essa informação é levada ao cerebelo por meio de vias colaterais das fibras córtico-espinhais, que fazem sinapses na ponte com neurônios que se projetam para o cerebelo.
A informação proprioceptiva e a informação sobre a atividade dos interneurônios medulares são transmitidas por meio dos tratos espinocerebelares.
Os sintomas relacionados com a ataxia cerebelar incluem:
Dismetria: Refere-se à imprecisão em alcançar uma posição de extremidade final (hipermetria = atingir acima do alvo; hipometria = atingir abaixo do alvo). Isso é nitidamente demonstrado pelo paciente que tenta realizar o teste de dedo no nariz.
Dismetria |
Tremor: Pode ser cinético, que é a oscilação durante o curso do movimento; tremor de intenção, que é o aumento do tremor em direção ao fim do movimento; ou ainda, tremor postural, que ocorre quando se segura um membro numa determinada posição.
Dissinergia e incoordenação visuomotora: a dissinergia é a incoordenação do movimento envolvendo múltiplas articulações. O cerebelo está envolvido na programação inicial,e progressão do controle dos movimentos das múltiplas articulações,voltado para os objetivos gerais.
Disdiadococinesia: é uma incapacidade para desempenhar movimentos alternados rapidamente, tais como batidas (leves) alternadas com a palma da mão para cima e para baixo. O ritmo é fraco, e a força de cada batida é variável.
Disdiadococinesia |
Decomposição do movimento: uma pessoa com uma lesão cerebelar pode realizar um movimento em uma seqüência distinta de passos o invés de um padrão de movimento homogêneo. O cerebelo funcionaria para dar seqüência e cadenciar movimentos simples em um ato homogêneo e complexo.Na ausência dessa função,o movimento torna-se separado em componentes individuais.
Fala: a fala na lesão cerebelar não altera na gramática ou na seleção das palavras, mas a qualidade melódica da fala é mudada, sendo chamada de disartria. As palavras ou silabas são pronunciadas lentamente,os acentos são mal colocados,e as pausas podem ser inapropriadamente curtas ou longas.A voz pode tornar-se sem variações do volume,tom,pode ficar tremeluza,anasalada ou muito atenuada.
Postura e marcha: as anormalidades da marcha com ataxia cerebelar incluem a dificuldade com a localização precisa dos pés, que geralmente estão muito separados. A dismetria é comum, mas a elevação da perna não é ta exagerada como na ataxia sensorial.
Bibliografia: LUNDY-EKMAN, Laurie; BURLEIGH-JACOBS, Anne. Neurociência: fundamentos para a reabilitação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário